©  Tiago Silva - Psicologia e Psicoterapia | 2017

Rua Damião de Góis, n.º 9, R/C Esquerdo - Amora

Rua Candido dos Reis, n.º 503 - Seixal

+351 926 970 456

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • Twitter - White Circle
  • unnamed

Psicoterapia de Crianças

A Psicoterapia de Crianças

Os primeiros anos de vida de uma criança são caracterizados por aquisições, evoluções e desenvolvimentos extremamente rápidos. Cada etapa do desenvolvimento traz novos desafios e algumas preocupações. Os pais questionam-se muitas vezes se o desenvolvimento e/ou o comportamento dos filhos será normal. Pequenos atrasos no desenvolvimento ou simplesmente uma certa lentificação na aquisição de certas competências podem gerar ansiedades fortes nos pais.

A psicologia da infância é uma área da psicologia que possui profundos e sólidos conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil e o psicólogo pode, mediante a observação e a interação, perceber se o seu desenvolvimento se está a processar dentro dos parâmetros esperados, se está lentificado ou pelo contrário acelerado. Para além dos problemas de desenvolvimento, as crianças podem apresentar uma série de outras dificuldades que são também facilmente identificadas por um psicólogo devidamente treinado ou até mesmo pelos familiares e/ou professores. 

A criança não tem a mesma capacidade que o adulto para se expressar verbalmente. Agressividade, birras, medos, xixi na cama, dificuldades em dormir ou comer, choro fácil, apatia, são muitas vezes a forma de manifestar que algo se passa e lhe está a causar sofrimento. No entanto, existe uma certa tendência a desvalorizar os sinais que a criança vai dando e a apostar na “esperoterapia” (esperar para ver), o que pode comprometer um desenvolvimento harmonioso.

Faça o agendamento online. É fácil, rápido e seguro.