top of page
  • Foto do escritorTiago Silva

A música pode ajudar na recuperação de informações nas pessoas com demência


O International Longevity Center - UK (ILC-UK), com o apoio da Fundação Utley, criou uma Comissão sobre Demência e Música. A Comissão explora o importante papel das intervenções baseadas na música na prevenção, cuidados e qualidade de vida das pessoas com demência.


Um seu recente relatório sugere que as regiões do cérebro associadas à memória musical estão relativamente poupadas na doença de Alzheimer. As intervenções baseadas em música para pessoas com demência podem variar amplamente, incluindo grupos de música na comunidae, música ao vivo na casa onde se prestam os cuidados à pessoa com demência, ouvir rádio ou música gravada, tocar um instrumento, musicoterapia, ou utilizar listas de reprodução personalizadas.

 

A revisão da evidência pelo ILC-UK mostrou que a música é multidimensional e é sustentada por uma plasticidade cortical generalizada, sugerindo que, mesmo que certas áreas do cérebro sejam gravemente afetadas pela demência, uma pessoa ainda pode entender e apreciar a música. A música pode ajudar na recuperação de informações nas  pessoas com demência.


Para saber mais consulte a fonte, aqui.



Além da Psicoterapia o nosso consultório disponibiliza também o serviço de Avaliação Neuropsicológica e de Estimulação Cognitiva e Sensorial.

Se detetou que o seu familiar apresenta perdas de memória, alterações da linguagem, dificuldades no reconhecimento de pessoas e de espaços ou desorientação temporal, entre em contacto connosco para podermos realizar uma avaliação.


A avaliação e intervenção precoce em pessoas diagnosticadas com Demência poderá fazer a diferença na sua qualidade de vida.


Agende já uma consulta!


11 visualizações0 comentário
bottom of page