top of page
  • Foto do escritorTiago Silva

Diagnóstico de PHDA associado ao início escolar precoce?


E se a data de nascimento de uma criança o colocasse em risco de um diagnóstico incorreto de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (adiante: PHDA)? A resposta parece ser sim, pelo menos entre as crianças nascidas em agosto que iniciam a escola em setembro, de acordo com um novo estudo conduzido por pesquisadores da Harvard Medical School.


As descobertas, publicadas em 28 de novembro de 2018 no New England Journal of Medicine, mostram que as crianças nascidas em agosto nessas condições, são 30% mais propensas a receber um diagnóstico de PHDA, em comparação com seus pares um pouco mais velhos matriculados no mesmo ano.


A taxa de diagnósticos de PHDA entre crianças aumentou dramaticamente nos últimos 20 anos. Só em 2016, mais de 5% das crianças dos EUA estavam a ser tratadas com medicamentos para o PHDA. Especialistas acreditam que este aumento é alimentado por uma combinação de vários fatores, incluindo um maior reconhecimento do distúrbio, um aumento real na incidência da doença e, em alguns casos, diagnósticos inadequados.


Os resultados do novo estudo relevam a noção de que, pelo menos num subgrupo de alunos do ensino básico, a data de nascimento pode estar associada a este tipo de diagnóstico.


"As nossas descobertas sugerem a possibilidade de que um grande número de crianças está a ser superdiagnosticada e supertratada para o PHDA porque são relativamente imaturas em comparação com seus colegas mais velhos nos primeiros anos da escola primária", disse o principal autor do estudo, Timothy Layton, professor assistente de políticas de saúde no Instituto Blavatnik da Harvard Medical School.


A maioria dos estados tem limites arbitrários de data de nascimento que determinam a idade permitida para iniciar o ensino primário. Nos estados coma definição de 1 de setembro, uma criança nascida em 31 de agosto será quase um ano mais nova no primeiro dia de aula do que uma colega de escola nascida em 1 de setembro. Nesta idade, observou Layton, a criança mais nova pode ter mais dificuldade em ficar parado e concentrar-se por longos períodos de tempo na aula. Essa inquietação extra pode levar a um encaminhamento médico, disse Layton, seguido de diagnóstico e tratamento para o PHDA.


Por exemplo, o que pode ser um comportamento normal numa pessoa barulhenta de 6 anos pode parecer anormal em relação ao comportamento de colegas mais velhos na mesma sala de aula.


Essa dinâmica pode ser particularmente verdadeira entre as crianças mais jovens, uma vez que uma diferença de 11 ou 12 meses na idade pode levar a diferenças significativas no comportamento.


"À medida que as crianças crescem, pequenas diferenças de idade se vão equiparando e dissipam-se com o tempo, mas, em termos comportamentais, a diferença entre uma criança de 6 e 7 anos pode ser bastante pronunciada", disse a autora do estudo Anupam Jena.


Usando os registos de um grande banco de dados de seguros, os pesquisadores compararam a diferença no diagnóstico de PHDA por mês de nascimento - agosto vs. setembro - entre mais de 407.000 crianças do ensino básico, nascidas entre 2007 e 2009, que foram acompanhadas até o final de 2015.


Nos estados que usam o dia 1 de setembro como data limite para a matrícula escolar, as crianças nascidas em agosto tiveram uma probabilidade 30% maior de diagnóstico de PHDA do que as crianças nascidas em setembro. Nenhuma diferença foi observada entre crianças nascidas em agosto e setembro em estados com datas de corte diferentes de 1 de setembro.


Por exemplo, 85 de 10.000 alunos nascidos em agosto foram diagnosticados ou tratados para PHDA, em comparação com 64 estudantes de 10.000 nascidos em setembro. Quando os pesquisadores analisaram apenas o tratamento para PHDA, a diferença também foi grande - 53 dos 10 mil estudantes nascidos em agosto receberam medicação para PHDA, em comparação com 40 dos 10 mil para aqueles nascidos em setembro.


Jena apontou para um fenómeno similar descrito no livro de Malcolm Gladwell, “Outliers”. Os jogadores canadianos de hóquei profissionais são muito mais propensos a ter nascido no começo do ano, de acordo com a pesquisa citada no livro de Gladwell. As ligas de hóquei jovens canadianas usam o dia 1 de janeiro como data limite para grupos etários. Nos primeiros anos de formação do hóquei juvenil, os jogadores nascidos nos primeiros meses do ano eram mais velhos e mais maduros e, portanto, mais propensos a serem rastreados em ligas de elite, com melhor treinamento, mais tempo no gelo e mais talentosos do que os seus companheiros de equipe. Ao longo dos anos, essa vantagem cumulativa deu aos jogadores relativamente mais velhos uma vantagem sobre seus concorrentes mais jovens.


Da mesma forma, observou Jena, um documento de trabalho de 2017 da Agência Nacional de Pesquisas Económicas, sugeriu que as crianças nascidas logo após a data limite para iniciar a escola tendem a ter melhor desempenho educacional em longo prazo do que seus pares relativamente mais novos nascidos no final do ano.


“Em todos esses cenários, o tempo e a idade parecem ser poderosos influenciadores do resultado”, disse Jena.


A pesquisa mostrou ainda grandes variações no diagnóstico e tratamento da PHDAem diferentes regiões do diagnóstico de PHDA nos EUA, e as taxas de tratamento também aumentaram drasticamente nos últimos 20 anos. Somente em 2016, mais de 5% de todas as crianças dos EUA estavam a tomar medicamentos para a PHDA. Todos esses fatores alimentaram preocupações sobre o superdiagnóstico e o tratamento excessivo da PHDA.


As razões para o aumento da incidência de TDAH são complexas e multifatoriais. Datas de segmentação arbitrárias são provavelmente apenas uma das muitas variáveis ​​que impulsionam esse fenómeno. Nos últimos anos, muitos estados adotaram medidas que responsabilizam as escolas pela identificação da PHDA e incentivam os educadores a encaminhar qualquer criança com sintomas sugestivos de PHDA para avaliação médica. “O diagnóstico dessa condição não está relacionado apenas aos sintomas, está relacionado ao contexto". "A idade relativa das crianças em sala de aula, leis e regulamentos, e outras circunstâncias, acabam por se interligar no diagnóstico de PHDA."


É importante olhar para todos esses fatores antes de fazer um diagnóstico e prescrever o tratamento, disse Jena.


“A idade de uma criança em relação a seus pares no mesmo grau deve ser levada em consideração e as razões para encaminhamento cuidadosamente examinadas.”


Adaptado de news.harvard.edu

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page